G-ENJCG1H6K9

“Celulite: Como Prevenir, Reduzir e Tratar de Forma Eficiente”

Imagem Freepik

"Celulite: Como Prevenir, Reduzir e Tratar de Forma Eficiente"

A celulite é, sem dúvida, mais comum em mulheres do que em homens.

E ter um histórico familiar de celulite é outro fator de risco.

Por outro lado, a gravidez e um estilo de vida inativo podem aumentar o risco de desenvolver celulite.

A celulite, ao contrário da crença popular, não é causada por gordura. É uma doença de pele inofensiva que pode afetar qualquer pessoa, independentemente do peso.

Cerca de 90% das mulheres terão celulite em algum momento de suas vidas (geralmente após os 25 anos), em comparação com apenas 10% dos homens.

 

Mas o que é a celulite?

A celulite é uma condição que afeta a aparência da pele em áreas com depósitos de gordura subjacentes (mais percetível nas nádegas e coxas), fornecendo à pele uma aparência com covinhas e protuberâncias.

Os nomes comuns para a celulite são pele casca de laranja, pele de queijo cottage, granizo e o fenômeno do colchonete.

 

  •         Graus de celulite

Uma escala de gravidade da celulite, publicada por Friedmann DP, Vick GL, Mishra V. Celulite: uma revisão com foco na subcisão . Clin Cosmet Investig Dermatol . 2017; 10: 17-23. doi: 10.2147 / CCID.S95830, classifica a condição usando quatro graus,

  •         Grau I : Nenhuma celulite é visível, mas as primeiras mudanças começaram.
  •       Grau II : Nenhuma celulite é visível quando a pele está em repouso, mas torna-se aparente quando a pele é comprimida ou os músculos contraídos.
  •         Grau III : a celulite é visível quando a pele está em repouso.
  •         Grau IV : a celulite mais grave é visível quando a pele está em repouso.

 

Causas da Celulite

A causa exata da celulite é ainda hoje desconhecida, mas parece resultar de uma interação entre o tecido conjuntivo na camada dermatológica que fica abaixo da superfície da pele e a camada de gordura que está logo abaixo da mesma.

 

As células de gordura e o tecido conjuntivo desta camada são organizados verticalmente nas mulheres.

E isso dá a aparência de celulite, se as células de gordura se projetam para a camada da pele.

 

Quanto aos homens, ao invés de verticalmente, o tecido apresenta uma estrutura cruzada, o que pode representar a razão pela qual são menos propensos a terem celulite.

 

  •         Alguns outros fatores parecem estar ligados à chance de ter celulite.

 

Fatores hormonais e idade

Possivelmente os hormônios apresentam um importante papel no desenvolvimento da celulite. Fazem parte integrante do processo de produção da celulite o estrogênio, a insulina, noradrenalina, hormônios tireoidianos e prolactina.

Uma teoria é que, à medida que o estrogênio nas mulheres diminui na aproximação da menopausa, o fluxo sanguíneo para o tecido conjuntivo sob a pele diminui de igual forma.

A circulação baixa representa menos oxigênio na área, o que resulta da menor produção de colágeno. As células de gordura também se prolongam à medida que os níveis de estrogênio descem.

A ocorrência do sabido efeito de ondulação resulta na combinação de esses fatores combinarem de forma a tornar os depósitos de gordura mais visíveis, de acordo com a gordura que se projeta sob a pele mediante o enfraquecimento do tecido conjuntivo.

O fator idade faz igualmente com que a pele se torne menos elástica, mais fina e com maior probabilidade de flacidez. Isso aumenta a chance de desenvolvimento de celulite.

 

Fatores genéticos

Determinados genes são essenciais para que a celulite se desenvolva. Fatores genéticos podem estar ligados à velocidade de metabolismo de uma pessoa, à distribuição de gordura sob a pele, etnia e níveis circulatórios, o que pode ocasionar a hipótese que a celulite se desenvolva.

 

Fatores dietéticos e de estilo de vida

Pese embora um estilo de vida saudável possa ajudar a reduzir o risco de celulite, a mesma não é ocasionada por “toxinas”.

O exercício e a dieta alimentar podem ajudar a reduzir o aparecimento da celulite.

As pessoas que têm maior probabilidade de apresentar celulite são as que ingerem bastante gordura, carboidratos e sal e ao mesmo tempo pouca fibra,

De igual forma, pode ser mais preponderante em fumantes, nos que não praticam exercícios físicos e naqueles que ficam em uma posição prolongada por longos períodos de tempo ou sentados.

Por outro lado, a utilização de roupa interior com elástico apertado nas nádegas poderá delimitar o fluxo sanguíneo, podendo conduzir à constituição de celulite.

A celulite é mais preponderante em pessoas que detêm excesso de gordura, contudo as pessoas magras e em boa forma física igualmente podem tê-la. É mais provável que aconteça após os 25 anos de idade, mas pode afetar igualmente os mais jovens, incluindo os adolescentes.

 

Quais são os sinais e sintomas da celulite?

A celulite causa ondulações na pele e uma aparência protuberante na carne. O que pode causar uma aparência de “casca de laranja” na pele é a celulite. Mais frequentemente estará localizado nos quadris, nádegas e abdômen. Às vezes, ocorre nos seios, braços ou barriga. Com celulite leve, a ondulação não é aparente, a menos que belisque a pele.

 

Outro sistema analisa cinco aspetos da celulite,

Grau de classificação Nürnberger-Müller

O grau de classificação de Nürnberger-Müller tem a ver com a aparência de sua pele em repouso – seja lisa, com uma aparência de “casca de laranja” ou com nódulos, inchaços e depressões, além de uma aparência de casca de laranja.

Cada um dos cinco aspetos recebe uma nota entre zero e três, sendo três o mais severo, e então o total é somado.

0-5 = leve

6–10 = moderado

11-15 = Grave

Os médicos às vezes usam exames de imagem, como ultrassom ou ressonância magnética, para avaliar a celulite. No entanto, se os resultados são úteis é uma questão de debate na comunidade médica.

 

Como se Livrar da Celulite

A celulite poderá resistir a uma variedade de tratamentos. Para além de produtos como cremes, pomadas e injetáveis ( colagenase ), os tratamentos de terapia não invasiva é também incluída como a sucção mecânica ou massagem mecânica. As combinações de tratamentos mecânicos e procedimentos baseados em energia são amplamente utilizadas. As técnicas de “subcisão” ainda mais invasivas usam um micro bisturi do tamanho de uma agulha para cortar as bandas fibrosas que causam o tecido conjuntivo.

São executados os procedimentos de subcisão em clínicas especializadas com pacientes com anestesia local.

Como você tem algum controle sobre os fatores que agravam a celulite, é lógico que os opostos desses fatores podem reduzir a aparência da celulite.

 

Muitas das causas e fatores de exacerbação têm a ver com quatro coisas:

  •         Armazenagem de gordura
  •         Circulação
  •         Inflamação
  •         Saúde da pele e do tecido conjuntivo

 

As modificações no estilo de vida não apenas podem ajudá-lo a melhorar essas coisas, mas algumas modificações têm como alvo algumas delas de uma vez.

 

  •         Perda de peso, ganho de peso

Nem perder nem ganhar peso é uma maneira infalível de minimizar a celulite.

Para muitas pessoas, o ganho de peso faz com que a celulite se destaque mais. Isso remonta ao crescimento dessas células de gordura e à possibilidade de que elas possam começar a se projetar para fora de seu recipiente.

No entanto, para algumas pessoas, a perda de peso causa uma pele mais flácida. Isso é especialmente verdadeiro no caso de perda de peso rápida ou extrema. Essa pele solta pode fazer com que a celulite se destaque ainda mais, da mesma forma que com o envelhecimento verifica-se que a pele se solte.

A celulite não é prejudicial (a menos que cause sofrimento emocional por causa de sua aparência), então não deve ser o fator decisivo se você deve perder ou ganhar peso. Essa decisão deve ser feita com seu médico, considerando sua saúde geral.

 

Nutrição apropriada

Uma dieta saudável não envolve apenas peso – ela também pode manter sua pele e tecidos conjuntivos mais fortes e flexíveis.

 

Uma dieta saudável se concentra em:

  •         Legumes
  •         Fruta
  •         Grãos inteiros
  •         Gorduras saudáveis
  •         Proteína magra

Comer assim também pode diminuir a inflamação e prevenir a retenção de água, o que também pode diminuir a aparência da celulite. Manter-se hidratado também pode ajudar a aliviar a retenção de água.

 

Exercício

Não foram feitas muitas pesquisas nessa área, mas alguns estudos mostram que exercícios aeróbicos e treinamento de resistência, como o ciclismo, podem reduzir o aparecimento de celulite.

O exercício ajuda com a celulite de várias maneiras.

Para algumas pessoas, pode ajudar a manter os níveis de gordura corporal mais baixos.

Além disso, melhora a circulação, o que mantém a pele e os tecidos conjuntivos mais saudáveis.

Melhora o tônus muscular em áreas propensas à celulite, suavizando a aparência.

 

Fumar

Fumar é prejudicial ao tecido conjuntivo, fazendo com que o processo normal de envelhecimento de enrijecimento e contração entre em hiperatividade. Também envelhece a pele prematuramente.

Nunca começar é a melhor maneira de proteger seus tecidos (e o resto de você) dos efeitos nocivos do tabaco (mas, é claro, isso não o ajuda se você já for viciado.) Por mais difícil que seja, largar o hábito. Será sempre a melhor escolha para sua saúde.

 

 Fumar piora a fibromialgia?

Saúde da pele e do tecido conjuntivo

Septos saudáveis e flexíveis não atraem a pele e os músculos com tanta força que façam com que as células de gordura se projetem e fiquem com uma aparência protuberante. Uma pele mais saudável e jovem mantém as áreas gordurosas mais firmes, de modo que a celulite não surge tanto.

Uma parte crucial dos tecidos saudáveis é o colágeno. É uma das duas proteínas que compõem o tecido conjuntivo e é responsável por 75% do peso seco da pele. A pesquisa sugere que os suplementos de colágeno podem melhorar a aparência da pele e da celulite.

 

Seu corpo produz colágeno, mas naturalmente produz cerca de 1% menos a cada ano.  Os efeitos da redução do colágeno incluem:

  •         Tecidos conjuntivos mais rígidos
  •         Pele enrugada
  •         Músculos menores e mais fracos
  •         Dor nas articulações por perda de cartilagem

Para produzir colágeno, seu corpo usa aminoácidos de proteínas. Também precisa de vitamina C, zinco e cobre. 25 (A dieta sugerida acima deve conter muitos desses nutrientes.)

 

No entanto, conforme você envelhece, ou se não obtém o suficiente desses nutrientes, pode se beneficiar da adição de alimentos ou suplementos que aumentam o colágeno à sua dieta.

 

Como os médicos diagnosticam e avaliam a celulite?

A celulite é um problema cosmético. Não existem testes de diagnóstico para celulite.

 

Quais especialistas tratam da celulite?

Dado que a celulite se trata de um problema cosmético, podem ser aferidos tratamentos para a celulite por alguns médicos estéticos, abrangendo cirurgiões plásticos e alguns dermatologistas,

 

Quais são os tratamentos para a celulite?

Efetivamente, muitas pessoas não gostam de se exibir com uma aparência de celulite, preferindo ter a pele o mais lisa possível. Por isso, verifica-se a existência de muitos produtos sobre celulite para além de muitos tratamentos. Desde mudanças na alimentação, tal como a dieta até aos cremes próprios para celulite e tratamentos mecânicos.

 

A celulite, em estudos médicos, tem alguns tratamentos que têm efeito sobre a celulite.  Isso inclui o seguinte:

  •         A terapia por ondas acústicas (AWT) é um tratamento que estudos têm mostrado que reduz o aparecimento de celulite. Nesta técnica são aplicadas ondas acústicas às áreas afetadas. Geralmente, são necessários vários tratamentos e tratamentos de manutenção. Lipotripsia é outro termo para AWT.
  •         Terapia a laser, luz ou radiofrequência : O FDA dos EUA aprovou certos dispositivos de terapia de luz que combinam sucção ou massagem com terapia de luz para a redução temporária do aparecimento de celulite.

O TriActive é um tratamento que combina um tratamento a laser de baixa potência com sucção e manipulação da pele.

O Velasmooth / Velashape é um tratamento que combina laser e massoterapia.

 Esses tratamentos requerem várias sessões de tratamento e tratamentos de manutenção para manter a aparência aprimorada. Noutros sistemas são utilizados, em vários níveis simultaneamente, terapia de radiofrequência em combinação com massagem e luz infravermelha ou radiofrequência. Um tratamento a laser minimamente invasivo, denominado Cellulaze, envolve a inserção de uma minúscula fibra de laser sob a pele.

  •         A subcisão é um procedimento que envolve a inserção de uma agulha sob a pele para romper as faixas de tecido conjuntivo fibroso que separam os aglomerados de células de gordura. A realização da subcisão é realizada por profissionais de saúde com um dispositivo conhecido como Cellfina. Os resultados da técnica têm a duração de, como exemplo, os tratamentos de massagem que é a Endermologie, técnica francesa utilizada até dois anos ou mais no tratamento da celulite.
  •         A liberação precisa de tecido assistida a vácuo é outro novo procedimento que pode ajudar a quebrar as faixas duras de tecido fibroso que contribuem para o aparecimento da celulite. O médico usa um dispositivo contendo pequenas lâminas para cortar as faixas de tecido resistente. Posteriormente, o tecido adiposo se move para cima para preencher e reduzir a aparência de covinhas na pele.

 

Outros tratamentos propostos para celulite têm menos estudos que mostram sua eficácia do que os descritos acima. Isso inclui o seguinte:

  •         Metilxantinas : as metilxantinas são um grupo de substâncias químicas que incluem aminofilina, cafeína e teofilina . Esses produtos químicos estão presentes em muitos cremes para a celulite devido à sua conhecida capacidade de quebrar os depósitos de gordura. No entanto, os cremes para a pele não podem fornecer a concentração necessária desses produtos químicos pelo período de tempo necessário para uma quebra significativa da gordura. Embora os estudos tenham mostrado uma pequena redução nas medidas das coxas com algumas dessas preparações, elas não promovem uma perda significativa de celulite.
  •         Tratamentos de massagens: Estão disponíveis várias máquinas que massageiam as áreas afetadas pela celulite. Essas máquinas usam cilindros rolantes para reunir áreas de pele e massagear dentro de uma câmara. Um exemplo de tratamentos de massagem é a Endermologie, uma técnica francesa usada no tratamento da celulite desde meados da década de 1990. Essa técnica usa um dispositivo movido a eletricidade que aspira, puxa e comprime as áreas afetadas. Os tratamentos geralmente duram 30-45 minutos, e 10-12 tratamentos são normalmente necessários antes que os resultados sejam perceptíveis. Pese embora uma diminuição temporária no aparecimento da celulite possa surgir, a técnica acaba por, em vez de alterar permanentemente a sua configuração sob a pele, redistribuir a gordura.
  •         A lipoaspiração assistida por laser adiciona um tratamento a laser ao procedimento típico de remoção de gordura da lipoaspiração. Os estudos ainda não mostraram se este pode ser um tratamento eficaz para a celulite. A aspiração-a sob a pele acaba por não ser eficaz para a celulite . A lipoaspiração pura envolve a extração de gordura. Na realidade, a lipoaspiração poderá fazer com que a aparência da pele piore.
  •         A lipoescultura ultrassônica usa ondas sonoras para tentar reduzir a celulite. Não há evidências definitivas para provar que esta técnica é eficaz.
  •         Cremes de retinol ou produtos tópicos contendo 0,3% de retinol também podem ter algum efeito sobre a celulite. Algumas pessoas afirmam que isso reduz o aparecimento de celulite. O retinol pode ajudar a engrossar a pele, o que pode explicar a aparência diminuída da celulite. É necessário aplicar o produto por seis meses ou mais para ver o resultado.
  •         Carboxiterapia é um procedimento médico em que os profissionais de saúde injetam dióxido de carbono (CO2) de gás logo abaixo da pele. Um pequeno estudo mostrou que isso pode ser benéfico no tratamento da celulite.
  • CONCLUSÃO

    Espero que tenha gostado do conteúdo e que tenha lhe ajudado bastante.Se quiser conhecer muito mais conteúdos sobre beleza estética me siga nas redes sociais,  lá tem bastante conteúdos novos toda semana e se és mãe e quer saber mais sobre maternidade ou se estás grávida  e sente-se com medo, ansiosa, insegura e precisa de ajuda de uma profissoanal especializada e com experiência para te ajudar em tudo que precisa durante a gravidez parto, pós parto e maternidade eu te convido para conhecer o meu curso para gestante .Um curso completo, atualizado, simples, rápido e seguro para uma gravidez e uma maternidade tranquila, segura , plena e feliz!

    É SÓ CLICAR NESTE LINK  ” Cursos Bem Viver Maternidade” para conhecer.

    Um grande abraço e um ótimo dia!

     Enfª Rosana Couto Leote

  1. American College of Obstetricians and Gynecologists. Morning Sickness: Nausea and Vomiting of Pregnancy. ACOG, 2022.
  2. Institute of Medicine (US). Nutrition During Pregnancy: Part I, Weight Gain: Part II, Nutrient Supplements. National Academies Press, 1990.
  3. Gadsby, R., Barnie-Adshead, A. M., & Jagger, C. A prospective study of nausea and vomiting during pregnancy. The British Journal of General Practice, 1993.
  4. Mayo Clinic Staff. Pregnancy Symptoms: What’s Normal, What’s Not. Mayo Clinic, 2023.
  5. March of Dimes. Nausea and Vomiting During Pregnancy. March of Dimes Foundation, 2021.
  6. Smith, C., Crowther, C., Willson, K., Hotham, N., & McMillian, V. The Effectiveness of Acupressure on Nausea and Vomiting During Pregnancy. Journal of Obstetrics and Gynecology, 2002.
  7. Brown, J. E. Nutrition Through the Life Cycle. Wadsworth Publishing, 2014.
  8. World Health Organization. WHO Recommendations on Antenatal Care for a Positive Pregnancy Experience. World Health Organization, 2016.
  9. NICE. Antenatal Care: Routine Care for the Healthy Pregnant Woman. National Institute for Health and Care Excellence, 2008.
  10. Food and Nutrition Board. Dietary Reference Intakes for Calcium and Vitamin D. National Academy Press, 2011.
  11. The American Pregnancy Association. Managing Heartburn During Pregnancy. APA, 2022.
  12. MedlinePlus. Morning Sickness – Nausea and Vomiting of Pregnancy. U.S. National Library of Medicine, 2021.
  13. King, J. C. The Risk of Maternal Nutritional Depletion and Poor Outcomes Increases in Early or Closely Spaced Pregnancies. The Journal of Nutrition, 2003.
  14. Institute of Medicine. Nutrition During Pregnancy. National Academy Press, 1990.
  15. Kramer, M. S. Effects of Energy and Protein Intake on Pregnancy Outcome: An Overview of the Research Evidence from Controlled Clinical Trials. American Journal of Clinical Nutrition, 1993.
  16. Chamberlain, G. Pregnancy Care: Nausea, Vomiting, and Other Symptoms. Oxford University Press, 2018.
  17. World Health Organization. Pregnancy, Childbirth, Postpartum, and Newborn Care: A Guide for Essential Practice. WHO, 2006.
  18. Cunningham, F. G., Leveno, K. J., Bloom, S. L., et al. Williams Obstetrics. 25th ed., McGraw Hill, 2018.
  19. Matthews, A., Dowswell, T., Haas, D. M., Doyle, M., & O’Mathúna, D. P. Interventions for Nausea and Vomiting in Early Pregnancy. Cochrane Database of Systematic Reviews, 2010.
  20. Royal College of Obstetricians and Gynaecologists. The Management of Nausea and Vomiting of Pregnancy and Hyperemesis Gravidarum. RCOG Green-top Guideline No. 69, 2016.
  21. Jenny, A. Managing Common Symptoms of Pregnancy. Journal of Midwifery & Women’s Health, 2019.
  22. Briggs, G. G., Freeman, R. K., & Yaffe, S. J. Drugs in Pregnancy and Lactation. 11th ed., Wolters Kluwer, 2017.
  23. Gabbe, S. G., Niebyl, J. R., & Simpson, J. L. Obstetrics: Normal and Problem Pregnancies. 7th ed., Elsevier, 2016.
  24. Herrell, H. E., & Chervoneva, I. Managing Common Discomforts of Pregnancy. Obstetrics & Gynecology, 2021.
  25. Aagaard-Tillery, K. M., & Grove, K. L. Nutrition and the Pregnant Woman: Basic Principles and Recommendations. Journal of Obstetric, Gynecologic & Neonatal Nursing, 2024.

Deixe seu comentário aqui embaixo-A  sua opnião é muito importante para nós.

COMPARTILHE NOSSOS POSTS

CONHEÇA A AUTORA

Rosana Couto Leote é Enfermeira licenciada na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa com experiência Nacional e Internacional,  fez Especialização em Saúde da Família no Brasil. Mentora, Consultora e Empreendedora.É criadora de diversos cursos, programas , treinamentos  e conteúdos de  Saúde  feminina e materno infantil. 

CONHEÇA NOSSAS REDES SOCIAIS

NOVO VÍDEO CANAL DO YOUTUBE

Reproduzir vídeo

CHECK LIST MALA MATERNIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2025 Todos os direitos reservados à cursos bemviver.com

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.
ME CHAMA